segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Programas de liderança na escola – parte II

Em continuação ao post anterior (programas de liderança na escola - parte I) trago mais um exemplo de programas de liderança em escola pública.  No caso a seguir, trata-se de um colégio público secundário internacional onde a filha de uma amiga minha estudou. Aprox. 1.700 alunos.

Capitães de clubes:  lideram reuniões e organizam atividades para seus clubes.

Vice-capitães de clubes : ajudam os capitães dos clubes a preparar as reuniões e os substituem quando ausentes.

Líderes de turma: representam sua turma nas reuniões com outros líderes e com seus respectivos coordenadores, além de servir de canal de comunicação entre os estudantes e o coordenador da turma, forum estudantil e outros. São eles que passam as informações para os estudantes (futuros eventos, reuniões do colégio, etc…)

Ajudantes no dia de transição: São responsáveis por auxiliar os novos estudantes no dia de transição. 

Líderes de visita: Se encarregam de promover e mostrar o colégio para possíveis futuros estudantes e visitas especiais.

Líderes do forum:  o forum dos estudantes reúne representantes de cada série, os quais colaboram com os colegas, chefes de classe e a liderança executiva para desenvolver um plano de ação a fim de solucionar os problemas diários dos estudante e alcançar as metas estratégicas da escola.

Auxiliares no clube de estudo:  Auxiliam os estudantes e os funcionários com empréstimos de livros, encapam livros, retornam os livros às prateleiras e também ajudam a eleger novos livros para o clube.

Projeto embaixador da juventude para o conselho do câncer (a partir do 9º. ano): Este projeto proporciona treinamento de liderança e oportunidades para que os estudantes possam fazer a diferença para aqueles que lutam contra o câncer.

Mentores internacionais (para os alunos do ensino médio):  Se reúnem semanalmente com estudantes internacionais para ajudá-los com seus deveres de casa, trabalhos escolares e a vida escolar. Eles também têm a oportunidade de lhes ensinar tópicos relevantes, incluindo : cyberbullying, hábitos de estudo e diferenças culturais.

Líderes de apoio a colegas (para alunos do 2º. ano do ensino médio): São mentores que dão apoio e proporcionam atividades de bem-estar aos alunos da primeira série do secundário – 8º. ano).

Chefes de classe (para alunos do 3º. ano do ensino médio): São os representantes dos estudantes em seu último ano escolar; aqueles que dão o exemplo e representam os alunos do colégio tanto na escola quanto na comunidade. 2 estudantes  são eleitos para liderar o grupo de líderes de classe.

Capitães de casa (para alunos do 3º. ano do ensino médio): os alunos do colégio são divididos em 4 grupos (casas). Os capitães se envolvem na criação de novas atividades e oportunidades para os estudantes (ex.: competições entre as casas - xadrez, debate, arte, esporte, etc…)

Comitê de formatura:  Composto por alunos do 3º. ano do ensino médio. Este comitê se encarrega de organizar a festa de formatura.

Clubes e grupos:  todos os clubes e grupos são supervisionados por um(a) professor(a). Assim como no post anterior, estes clubes também funcionam durante o horário de almoço e muitos deles são criados pelos próprios alunos.

Estou trazendo apenas alguns exemplos, pois como vocês podem ver, a lista é grande e varia a cada ano, de acordo com os interesses dos alunos presentes na escola. 

Clubes:  xadrez, debate, clube chinês (promove a cultura chinesa para quem se interessar, brincam com jogos chineses e uma vez a cada trimestre vendem comida chinesa), clube de primeiros socorros (os alunos aprendem noções básicas de salvamento – teoria e prática), meio ambiente, teatro musical (para quem gosta de atuar, cantar e dançar), clube de arte (competições, projetos em grupo, individual, etc..), origami, Anistia internacional (campanhas em defesa dos direitos humanos - discussões, abaixo assinados, etc..), clube de discussão sobre feminismo (feminismo e direitos de igualdade), clube modelo ONU (1 dentre 15 países é designado a cada time, composto por dois estudantes, que irá alterar e votar resoluções de acordo com o país que está representando. Uma boa oportunidade para aprender sobre relações exteriores e crises internacionais), clube do World Vision (relacionado com a ONG), clube mundial da vida silvestre (difunde informações sobre as ramificações do impacto humano nos habitats dos animais em perigo ao redor do mundo, desmatamento, etc…), clube internacional (lidam com assuntos internacionais, culturas diferentes. Levantaram dinheiro e apadrinharam uma criança no Senegal), clube de paletras do TED, clube de astronomia, clube do livro, clube vegano (aumenta a consciência sobre veganismo e educa os alunos sobre crueldade animal, impactos ambientais e problemas de saúde associados à alimentação de produtos de origem animal), clube de torneios (vários), clube de filme, clube do embaixador, clube de minecraft, clube do vôo (para os interessados em aviação) e clube de tênis de mesa.

Os clubes de xadrez e debate, por exemplo, formam times que competem com outros colégios

Clubes de estudos: centro de química (para os alunos que desejarem ajuda em química - os estudantes também podem ensinar uns aos outros), clube de conversação em francês, clube de matemática (para receber ajuda de um professor), conversação em chinês, conversação em inglês, conversação em espanhol.

Grupos: cartas, fotografia digital, Raspberry PI (computador miniatura desenvolvido para promover o ensino básico da ciência da computação), musculação, instrumentos de sopro, instrumentos de corda, banda da escola.

Pra finalizar, gostaria de deixar claro que nem todos os clubes funcionam durante os quatro trimestres do ano letivo. O de xadrez, por exemplo, funciona apenas por 2 trimestres. Outros, funcionam apenas por 1 trimestre. Tudo depende da disponibilidade dos capitães, professores, espaço físico e do interesse dos estudantes em tomar parte no clube.



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